Breves
Câmara Municipal atribui nome de José Matias a rua em Fajã: A rua José Matias foi inaugurada no final do dia desta terça-feira, 17, em ambiente de Terrenos em Somadinha à venda a partir de Novembro: Os terrenos na zona de Somadinha, à saída da cidade da Ribeira Brava, vão estar Famílias carenciadas do concelho vão poder melhorar a sua dieta alimentar através do projecto Horta : As famílias carenciadas do município da Ribeira Brava, principalmente aquelas dirigida II Semana Municipal de Educação termina com abertura solene do ano lectivo 2015/16: A II Semana Municipal da Educação terminou na sexta-feira com o acto solene de abert Decorre a II Semana Municipal da Educação no concelho da Ribeira Brava: A II Semana Municipal da Educação está a decorrer no concelho da Ribeira Br Fogo-de-artifício e muitos aplausos recebem energia 24h em Juncalinho: A ligação de energia 24h em Juncalinho foi recebida, este sábado 19, com fogo Água a domicílio em Cachaço de cima já é uma realidade: Os moradores da zona de cachaço de cima já têm água em suas casas inves Autarquia avalia estragos deixados pelo Fred e começa a acudir os mais necessitados: Depois da passagem do furacão Fred no nosso arquipélago a equipa da Câmara Mun Zona de Terra Quebrada já tem água a domicílio: A Câmara Municipal da Ribeira Brava inaugurou, na terça-feira, 25, a aduç&atil Lançada a 1ª pedra do projecto de requalificação do jardim infantil Daniel Monteiro : A Câmara Municipal da Ribeira Brava lançou esta terça-feira, dia 11, a primeir

Zonas de Pombas e Mofina já têm água a domicílio


As zonas de Pombas e Mofina já dispõem de água do Torno canalizada para regozijo da população que louva mais esta realização da autarquia e que de agora em diante têm as condições de acesso à água melhoradas.


A inauguração foi feita este fim-de-semana, um acto que foi presidido pelo Primeiro-Ministro de Cabo Verde, José Maria Neves e que contou com a presença do chefe da Cooperação Luxemburguesa, Marc Debourcy.


A adução de água a estas duas comunidades teve um custo de cerca de 15 mil contos, numa extensão de oito quilómetros e eleva para a casa dos 70 por cento a cobertura de água no vale da Ribeira Brava.


Na sua intervenção, o primeiro-ministro engrandeceu os esforços da autarquia em cumprir mais um objectivo, pois foi graças à perseverança do executivo camarário que se conseguiu, numa cooperação entre os governos do Luxemburgo e de Cabo Verde, através dos Fundos de Contrapartida Alimentar Luxemburguesa, o financiamento necessário.


“Hoje podemos constatar o esforço que foi feito para trazer água do outro lado (nascente do Torno) até aqui em Pombas…”salientou José Maria Neves.


Isto porque muitos foram os constrangimentos encontrados na efectivação deste projecto já que o terreno acidentado e a distância entre a nascente do Torno e o vale da Ribeira Brava, assim como a dispersão entre as casas foram dificuldades registadas.


Mas porque a água é uma sina no município, pelo que a sua mobilização sempre foi e vai continuar a ser um dos grandes desafios da sua equipa, Américo Nascimento diz que é com alegria que se inaugura mais esta adução de água.


Num futuro próximo, o desafio é levar água às restantes zonas da região que já tem mais de 70 por cento de cobertura de rede de água.
Por outro lado, o objectivo global é o projecto de levar água canalizada a todo o município até 2015.

Por sua vez o representante da Cooperação Luxemburguesa diz-se satisfeito pela realização deste importante projecto desejando que a população possa fazer bom uso do mesmo.


Representando a população, Nha Nitcha, de 93 anos disse, com lágrimas nos olhos que foi o realizar de sonho poder ver água a sair da torneira.


O município da Ribeira Brava já conta, actualmente, com uma cobertura de rede de água a domicilio de mais de 85 por cento.