Breves
Câmara Municipal atribui nome de José Matias a rua em Fajã: A rua José Matias foi inaugurada no final do dia desta terça-feira, 17, em ambiente de Terrenos em Somadinha à venda a partir de Novembro: Os terrenos na zona de Somadinha, à saída da cidade da Ribeira Brava, vão estar Famílias carenciadas do concelho vão poder melhorar a sua dieta alimentar através do projecto Horta : As famílias carenciadas do município da Ribeira Brava, principalmente aquelas dirigida II Semana Municipal de Educação termina com abertura solene do ano lectivo 2015/16: A II Semana Municipal da Educação terminou na sexta-feira com o acto solene de abert Decorre a II Semana Municipal da Educação no concelho da Ribeira Brava: A II Semana Municipal da Educação está a decorrer no concelho da Ribeira Br Fogo-de-artifício e muitos aplausos recebem energia 24h em Juncalinho: A ligação de energia 24h em Juncalinho foi recebida, este sábado 19, com fogo Água a domicílio em Cachaço de cima já é uma realidade: Os moradores da zona de cachaço de cima já têm água em suas casas inves Autarquia avalia estragos deixados pelo Fred e começa a acudir os mais necessitados: Depois da passagem do furacão Fred no nosso arquipélago a equipa da Câmara Mun Zona de Terra Quebrada já tem água a domicílio: A Câmara Municipal da Ribeira Brava inaugurou, na terça-feira, 25, a aduç&atil Lançada a 1ª pedra do projecto de requalificação do jardim infantil Daniel Monteiro : A Câmara Municipal da Ribeira Brava lançou esta terça-feira, dia 11, a primeir

Chã de Norte está a ganhar condições para uma futura cidade

A zona de Chã de Norte está a ganhar condições para ser uma futura cidade, defende o Primeiro-Ministro, José Maria Neves, cuja opinião é partilhada por Américo Nascimento que defende que é preciso acreditar nos sonhos.


“Quando Deus quer, o Homem sonha e a obra nasce”. Foi usando desta declaração que o chefe do Governo inaugurou o complexo habitacional Casa para Todos nessa zona que já tem o seu Plano Detalhado.


Outrora deserta, em Chã de Norte está a nascer, de forma estruturada, um casario que está a aumentar a cada dia, dando lugar a uma aglomerado que aos poucos está a reunir condições para receber qualquer morador.


Para o comprovar, já foram concluídas as 50 habitações construídas no âmbito do projecto do governo, a nível nacional, para debelar o problema do défice habitacional, ao qual ribeira brava não é excepção.


São 30 moradias de classe A para famílias com renda de 0 a 40 mil escudos e 20 de escalão B para famílias com uma renda os 40 e os 100 mil escudos.


Américo Nascimento tem a mesma opinião e defende que Chã de Norte, poderá no futuro ser uma pequena cidade acolhedora, com vista para o mar.


“Actualmente já temos água canalizada nesta região e outros bens vão chegando aos poucos mostrando que qualquer munícipe pode morar nesta zona, principalmente agora com este complexo habitacional”, ressaltou o edil.


Para José Maria Neves, é preciso que todos se responsabilizem e se engajem na busca da excelência para um país como Cabo Verde onde os recursos são parcos.


E é neste sentido, diz o Primeiro-Ministro que foram mobilizados cerca de 200 milhões de euros para levar a cabo este projecto, assim como foram desenvolvidas estratégias para a sua continuidade como por exemplo o fundo de investimento habitacional no sentido de se obter condições para novos investimentos.


“O objectivo é que nos próximos anos todos os cabo-verdianos tenham uma habitação condigna e se cada um pagar, ainda que um valor mínimo pela sua moradia, poderemos resolver o problema do défice habitacional em termos quantitativos e qualitativos”, concluiu José Maria Neves.


No caso da Ribeira Brava, os esforços para tornar os sonhos realidade estão a materializar-se aos poucos e em vários sectores.


No que tange à habitação e ordenamento do território, o município já tem o seu Plano Director Municipal (PDM), o Plano Detalhado de Chã de Norte, e está na forja os Planos Detalhados das zonas de Preguiça e de Somadinha, virados essencialmente para aumentar as aéreas habitacionais e o desenvolvimento do turismo.